As tatuagens têm de ter significado?
Há muito tempo que a tatuagem se separou das conotações negativas a que estava associada. Tem vindo a massificar-se e a pintura da própria pele é, hoje, reconhecida como uma forma de expressão corporal alternativa. No entanto continuamos a associar tatuagens a significados. Será que para fazer uma tatuagem temos de associar um significado ou podemos simplesmente escolher um desenho porque gostamos? Entende o misticismo associado às tatuagens e a sua evolução.
As tatuagens são uma forma de arte corporal que atrai milhares de pessoas em todo o mundo. Curiosamente, a posse de uma tatuagem faz com uma pessoa pareça moderna, no entanto, esta arte já existe há séculos. Este facto deve-se muito à conotação negativa associada nos anos 80/90 que se começou a desmistificar a partir dos anos 2000. A forma como as tatuagens são feitas foi modernizada, mas a essência de ornamentar o corpo com desenhos já existe há muito tempo.
O significado de uma tatuagem é uma questão bastante subjetiva, uma vez que algumas pessoas se preocupam com o que a imagem representa, com o significado do desenho e escolhem-no de acordo com o que pretendem representar. Por outro lado, já existem pessoas que optam por tatuar um desenho por, simplesmente, gostarem dele.

Tatuagens e os seus significados
Existem tatuagens em que facilmente percebemos o seu significado sem que seja necessária uma explicação para que alguém o entenda. Por outro lado, encontramos também tatuagens com significados subjetivos e que, por vezes, só são percetíveis aos olhos de quem a fez. Tatuagens com nomes, por exemplo, são simples de serem interpretadas, principalmente por pessoas conhecidas. Um coração com um nome, representa o amor por alguém e é de fácil interpretação. No geral, tatuagens escritas são bastante explícitas excetuando, por exemplo, ideogramas japoneses ou chineses que dificultam a sua interpretação.
As tatuagens grandes e desenhos mais complexos como tigres, cobras, duendes, etc, podem representar uma série de sentimentos ou acontecimentos pessoais ou sociais. Normalmente, optam por estes desenhos quem procura algo mais discreto e quem se importa com o que o desenho representa para o próprio.

A tatuagem não tem de ter significado
A pressão social obriga a que as tatuagens tenham um significado associado, o que leva muitas pessoas a encontrar significados para se convencerem a tatuar um desenho que, simplesmente, gostaram. Felizmente, esta conotação é, cada vez menos, uma realidade e as pessoas começam finalmente a assumir que tatuam um determinado desenho por gostarem! É perfeitamente legítimo tatuar um desenho porque o vimos e gostamos ou tatuar com um tatuador porque gostamos, simplesmente, do seu estilo.
Na Anacronia, podes encontrar vários desenhos para tatuar e podes solicitar um desenho personalizado que vá de encontro ao que tu procuras. Consulta o nosso trabalho em @anacronia.tattoos ou www.anacroniatattoos.com