Tatuagem ou micropigmentação?
Existem muitas pessoas que se questionam acerca das diferenças entre tatuagens e micropigmentação. É normal que quem não esteja dentro do meio possa confundir ambos os processos, mas estes são muito diferentes e os resultados são muito distintos. Descobre as diferenças entre estes dois tópicos que têm, realmente, algumas semelhanças mas que se diferenciam bastante em ambos os processos.
Profundidade
Antigamente o procedimento era feito de maneira similar, mas hoje em dia a micropigmentação é muito mais sutil que a tatuagem e a sua duração é a principal diferença. A micropigmentação ocorre apenas na parte superficial da pele (epiderme e primeira camada da derme) onde ocorrem mudanças celulares que originam renovações periódicas da mesma. O tempo pode variar entre seis meses a um ano e meio e deve ser constantemente retocado para manter os resultados desejados. Já a tatuagem atinge uma camada mais profunda da pele (a derme) em que para ser removida, só através de sessões de Remoção de Tatuagem.
A máquina utilizada
Os equipamentos utilizados justificam a principal diferença entre ambos os tópicos. Uma máquina de tatuagem deposita pigmentos em movimentos rotativos penetrando a pele até à derme. Um “demógrafo” (equipamento utilizado para a micropigmentação) também deposita o pigmento em movimentos rotativos mas atinge apenas a epiderme, onde ocorrem renovações de moléculas de trinta em trinta dias, dependendo de pessoa para pessoa, o que provoca a perda de tinta.
Tinta utilizada
A coloração da tinta é específica para cada processo. Numa tatuagem, o objetivo passa por um desenho definitivo na pele. Na micropigmentação, o objetivo passa apenas por uma correcção de falhas. Por este motivo, utilizam-se moléculas de tinta maiores na tatuagem e moléculas menores na micropigmentação, pois neste caso o resultado tenciona parecer o mais natural possível.
O resultado
Quem se encontra dentro do meio e percebe as diferenças entre os dois procedimentos sabe o quão diferente é o resultado final. Mas quem não está dentro do meio também percebe facilmente as diferenças, pois o resultado é percetível a olho nú. A micropigmentação foi pensada e desenvolvida para ser sutil e que trazer resultados naturais como é no caso das sobrancelhas por exemplo. No caso das tatuagens, o objetivo é mais artificial que passa normalmente por um desenho ou uma peça artística.
Como já referimos, os processos são semelhantes mas servem propóstios totalmente diferentes.
Se tencionas fazer uma tatuagem, apresenta-nos a tua ideia e solicita um orçamento através do nosso site www.anacroniatattoos.com.
Write a comment