Tatuagem - a sua evolução

Tatuagem - a sua evolução

Podemos dizer que a tatuagem é, hoje em dia, uma cultura que abraça as gerações do mundo inteiro. Está presente em várias culturas do nosso globo e os significados são incontáveis. Foi, em tempos, associada a prisioneiros e marinheiros mas hoje são um registo da nossa personalidade e individualidade. Entendam a evolução desta arte e a forma como se popularizou.

 

O fotógrafo da National Geographic Chris Rainier, citado pela publicação The Atlantic, concluiu que as tatuagens são universais e afirma que muitas culturas por ele já fotografadas encaram os seus corpos como telas em branco à espera de um artista que retrate as suas histórias.

tatuagem

A tatuagem nos tempos primitivos

As tatuagens, hoje em dia, definem as pessoas. Em tempos, definiam comunidades! Vitor Sérgio Ferreira, investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, recua no tempo para evidenciar a evolução da tatuagem. Em sociedades primitivas, as tatuagens eram socialmente codificadas. “De tribo em tribo, representavam um rito de passagem só entendido pela comunidade na qual se inseriam. Já em tempos mais modernos, a tatuagem esteve associada a figuras marginais; falamos do mundo dos marinheiros, da prostituição e da boémia. Não é, por isso, de estranhar que esta esteja sobretudo conotada com o estigma das figuras referidas, remetendo para a delinquência e, consequentemente, para a prisão.”

A tatuagem nos tempos modernos

Entretanto, a tatuagem foi ganhando outra expressão e é, hoje, inquestionável de que se trata de uma arte sofisticada, reconhecida e encarada como uma necessidade de afirmação estética. Deste modo, a tatuagem deixa de ser uma arte coletiva passando a tratar-se de um tipo de arte individual - já não está codificada e deixou de ter um significado coletivo de leitura transformando-se num acessório de importante impacto social e de afirmação.

tatuagem

Um projeto de tatuagem corporal divide-se em peças individuais que representam um determinado momento biográfico. Tratam-se de marcas personalizadas que definem, com precisão, as identidades de cada um. É interessante perceber a evolução desta arte e perceber a sua evolução. Só assim podemos compreender o seu surgimento, a sua rejeição e, agora, a sua admiração. 

 

Na Anacronia podem fazer a vossa marcação para tatuagem e Body Piercing. Visitem-nos em www.anacroniatattoos.com.

Write a comment

Comments: 0