body piercing como arte corporal
Se achas que o Body Piercing é algo que advém da modernidade, desengana-te! Esta arte de adornar e furar o corpo com pequenos objectos ou jóias é praticada há mais de 5000 anos. Tem vindo a massificar-se e é, hoje, reconhecida como uma forma de expressão corporal alternativa. Fica a perceber mais um pouco sobre a história que envolve a arte de Body Piercing e os seus significados.
Piercings e os seus significados
O Body piercing acompanha a evolução do ser humano nos mais distintos povos ao longo dos tempos. Podemos dar o exemplo dos antigos sacerdotes nos tempos dos Aztecas e dos Maias que faziam piercings na língua como parte integrante de um ritual de comunicação com os Deuses. Ou então o piercing feito nos narizes que definiam os estatutos sociais na Índia há mais de 4000 anos atrás. O piercing mais popular no mundo atual (umbigo) foi feito, pela primeira vez, no antigo Egito – uma prática reservada exclusivamente a faraós e famílias reais. No outro lado do globo encontramos nos piercings do lóbulo formas para distinguir os ricos dos pobres – tribos Sul-Americanas e Africanas consideravam que quanto maior o furo, maior o estatuto social. O mesmo piercing teve diferentes significados para diferentes comunidades em diferentes épocas. Os marinheiros, por exemplo, acreditavam que o lóbulo da orelha melhorava a visão e os romanos viam o mesmo piercing como sinal de luxúria. Os piercings do mamilo eram vistos como sinais de força e virilidade, por norma adotados pelos homens entre tantos outros significados associados aos mais diversos piercings.

A sua evolução
O Body Piercing foi pouco a pouco conquistando as comunidades e o mundo até ao início do século XX onde se demarcou um declínio desta arte corporal que voltou a emergir a partir dos anos 60 desencadeado pelo “hippies” da altura. Na década de 80 e 90, a adoção cultural dos piercings pelos “punks” – uma nova “tribo urbana”, trouxe uma conotação marginal negativa aos olhos da sociedade. Conceito esse que se tem vindo a desmistificar nas últimas décadas. Entretanto, o Body Piercing tornou-se numa forma de expressão cultural e artística totalmente generalizada que reflete várias ideias e necessidades – desde a afirmação social à aparência, os piercings fazem, hoje, parte de toda a comunidade mundial.
Na Anacronia não precisas de uma justificação para fazeres o teu piercing. Basta contactares-nos através de anacroniatattoo@gmail.com ou www.anacroniatattoos.com/orçamentos/ e fazeres a tua marcação.